Como usar o rótulo de conteúdo gerado por IA do TikTok para evitar a remoção de conteúdo por IA?

Isso é para implementar barreiras de proteção. Muitas desinformações já são compartilhadas nas redes sociais e plataformas como o TikTok. Ele impulsiona com base em algoritmos que priorizam o tempo de visualização e o engajamento, independentemente da ética. Agora, os feeds de postagens regularmente veem conteúdo gerado por IA no feed inicial, e ele explicitamente diz que todos os deepfakes ou conteúdos manipulados gerados por IA que mostram uma cena realista devem ser rotulados para indicar se são falsos ou alterados de alguma forma.

Isso foi projetado para ajudar os espectadores a serem mais criteriosos em relação ao conteúdo do TikTok. Com esse rótulo, os espectadores podem tomar uma decisão informada sobre acreditar ou não. O TikTok atualizou suas políticas de conteúdo em março, onde os criadores devem divulgar se a postagem contém conteúdo gerado por IA ou deepfakes. Essa funcionalidade não está disponível para todos e está sendo implementada em fases, portanto, pode levar algum tempo para que esteja disponível para você.

Rótulo do TikTok para conteúdo gerado por IA

A plataforma de vídeos curtos está testando seus novos rótulos de conteúdo gerado por IA para divulgação. O TikTok agora também exibe um lembrete pop-up para os criadores sobre a rotulagem de conteúdo gerado por IA. Isso inclui cenas realistas e avisa que pode remover o conteúdo se não for rotulado corretamente. O TikTok ainda não anunciou publicamente essa funcionalidade e não se sabe quando estará disponível para todos.

À medida que a velocidade da inteligência artificial continua a crescer, tornou-se desafiador identificar conteúdo gerado por IA, especialmente imagens geradas por IA que se referem ao realismo em muitos casos. É praticamente impossível discernir entre o que é falso e a realidade. Isso pode levar à desinformação, e as empresas de mídia social estão trabalhando para resolver esse problema.

O TikTok agora permite que você adicione rótulos de conteúdo gerado por IA aos seus vídeos

E avisa que você deve divulgar o conteúdo gerado por IA

Ou corre o risco de ter seu conteúdo removido

— Matt Navarra (@MattNavarra)

A Bytedance, empresa controladora do TikTok, já adicionou o rótulo de conteúdo gerado por IA na China no início deste ano. Agora, a empresa pode se basear nessa experiência e garantir que atenda aos requisitos completos de um lançamento desse tipo. É importante entender que o uso de filtros de vídeo e legendas geradas difere do uso de conteúdo gerado por IA.

Esses rótulos permitem que as plataformas identifiquem se seu conteúdo usa IA ou não, facilitando para o TikTok identificar conteúdo gerado por IA. Existem muitas páginas que não apenas postam conteúdo enganoso, mas também compartilham intencionalmente informações imprecisas. Ao rotulá-lo, o TikTok pode entender como é o conteúdo gerado por IA.

Como usar o rótulo de conteúdo gerado por IA do TikTok?

A empresa deseja que os usuários divulguem o conteúdo gerado por IA, para o qual eles introduziram um rótulo para os criadores escolherem ao postar esse tipo de conteúdo. O rótulo aparece como “Conteúdo Gerado por IA”, você pode usá-lo ao postar um vídeo curto na plataforma. Para acessar o rótulo, vá para a opção “Mais”.

O rótulo gerado por IA é “Rotule o Conteúdo Gerado por IA de Acordo com Nossas Diretrizes e Ajude a Evitar a Remoção de Conteúdo”. Essa opção é uma nova maneira para os criadores de conteúdo divulgarem o conteúdo gerado por IA. Ela aparece na seção “Mais opções” antes de fazer o upload de um vídeo como parte da descrição. Alternativamente, os usuários também podem divulgar isso na legenda do vídeo ou usar adesivos identificadores como “Sintético”, “Falso”, “Não Real” ou “Alterado” no vídeo.

Já que o conteúdo gerado por IA não é proibido no TikTok, de acordo com a Política de Mídia Sintética nas Diretrizes da Comunidade do TikTok, vídeos deep-fake de figuras públicas são permitidos em contextos específicos, como conteúdo artístico ou educacional, mas não para endossos políticos ou comerciais.

Desde o lançamento do DALL-E, ferramentas como o Midjounry se tornaram mais comuns. O TikTok inevitavelmente será confrontado com mais conteúdo gerado por IA, e nem tudo será fácil de identificar. No entanto, o TikTok não explicou o que significa “Cena Realista”, e o requisito mais recente inclui que qualquer tipo de conteúdo de áudio ou vídeo gerado por IA deve ser rotulado como conteúdo gerado por IA.

Esta não é a primeira vez que o TikTok toma uma ação desse tipo. Em 2020, o TikTok proibiu vídeos deep-fake, pois eles violavam as Diretrizes da Comunidade do TikTok. Deepfakes podem enganar os usuários e distorcer a verdade do evento, causando danos ao sujeito do vídeo, a uma pessoa ou à sociedade. Também há uma conversa nos EUA sobre o TikTok continuamente aprimorar sua plataforma de compartilhamento de vídeos curtos e atualizar seu conteúdo para lidar com o rápido crescimento da IA.

Outras plataformas de mídia social, como o Instagram da Meta, também estão trabalhando em rótulos semelhantes para conteúdo gerado por IA. Ainda não está disponível no Instagram, mas estará eventualmente, à medida que o uso de inteligência artificial cresce nas mídias sociais. O rótulo do Instagram para conteúdo gerado por IA será semelhante ao rótulo do TikTok. Além disso, gigantes da tecnologia como Google, Amazon, Microsoft e outros também estão trabalhando na divulgação de conteúdo gerado por IA.

Deixe um comentário